OBRAS DA NOVA ESCOLA DO BAIRRO SÃO MARTIM INICIARÃO NOS PRÓXIMOS DIAS

Na manhã desta quarta-feira (12), o prefeito Júlio Campani, juntamente com o prefeito eleito João Marcos Guará e as representantes da Secretaria Municipal da Educação, Alessandra Cerveira e Patrícia Kaspary, visitaram a obra da nova escola do bairro São Martim, que estava paralisada desde 2019. Durante a visita, o prefeito gravou um vídeo informando à comunidade sobre a retomada das obras dessa importante escola para o bairro, o mais populoso do município.

A visita técnica também contou com a presença do diretor da Construtora GB & GB Construções Ltda., Sr. Jolvani Betinardi, que confirmou o início das obras até o final deste mês de outubro.

Sobre a obra: A construção da escola havia sido executada de forma lenta entre 2015 e 2019, alcançando apenas 39,23% de conclusão, conforme registrado no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (SIMEC) do FNDE. No entanto, em 31/03/2019, o Termo de Compromisso com o FNDE venceu, e a prorrogação não foi solicitada a tempo, deixando a obra inacabada e sem possibilidade de receber recursos federais.

Ao assumir a administração municipal em 2021, o prefeito Júlio Campani iniciou tratativas para agilizar a documentação junto ao FNDE, visando retomar a obra o mais rápido possível. Em 20/03/2023, Campani participou de uma reunião com o FNDE em Brasília, discutindo a continuidade da escola com autoridades como o Coordenador Geral Estevão Martins, o Coordenador Adjunto Pedro Linhares e o Consultor Técnico Fernando Rufino Oliveira.

Finalmente, em 2024, após várias ações da atual administração para reativar a obra, o Governo Federal autorizou a retomada das obras. A licitação foi realizada e, no dia 08/10/2024, o contrato foi assinado com a empresa vencedora.

A nova escola contará com 12 salas de aula, laboratório de informática, laboratório de ciências, pátio coberto, biblioteca, cozinha, refeitório, bicicletário, sala dos professores, direção, coordenação, auditório e biblioteca. A estrutura atenderá até 600 alunos. A Escola de Ensino Fundamental David Canabarro, já existente no bairro, ficará com as turmas de Pré 1, Pré 2, 1º e 2º anos, enquanto os alunos do 3º ano em diante serão transferidos para a nova Escola São Martim.

O investimento total será de R$ 4.340.000,00, sendo R$ 4.128.261,88 provenientes do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e R$ 211.738,12 de contrapartida do município.

Segundo o prefeito Júlio Campani:

“Após anos de espera e incertezas, a obra da Escola São Martim, paralisada por tanto tempo, finalmente será concluída. Esse avanço não representa apenas o término de uma construção física, mas a concretização de um sonho para nossa comunidade. Uma nova escola significa oportunidades para centenas de crianças e jovens, que terão um espaço adequado para aprender, crescer e se preparar para o futuro. Além disso, a conclusão desta obra reflete o compromisso de nossa administração com a educação, o que é fundamental para o desenvolvimento social e econômico de toda a cidade. Com a finalização da Escola São Martim, estamos plantando as sementes para um futuro mais brilhante, garantindo que as próximas gerações tenham acesso à educação de qualidade, em um ambiente que estimula o conhecimento e a cidadania.”